Edição 06 - Abril de 2018

Tecnologia em alojamento: sua importância para experimentação animal e adequação às normativas vigentes

 Racks Ventilados estão entre os equipamentos mais modernos e mais vendidos do mundo. São muito robustos, funcionando bem em diferentes condições ambientais, além de conferirem resistência e durabilidade.
 Adequados às normas do CONCEA, os racks ventilados estão “gradativamente substituindo sistemas de ventilação convencionais, que se baseiam na dissipação natural dos gases (...)”, conforme descrito na Resolução Normativa n° 15 do CONCEA de 16/12/2013.


    Mesmo se você trabalha com animais convencionais, que possuem uma microbiota desconhecida, sem grandes exigências quanto às barreiras sanitárias, quando alojados em Racks Ventilados com sistema IVC (sistema de ventilação intra-caixa), observa-se um aumento na relação de bem-estar e uma diminuição de patologias clássicas de biotério. Dessa forma, os pesquisadores obtêm animais adequados para a experimentação, com menos viés, favorecendo a reprodutibilidade de seus resultados, aproximando-os da pesquisa realizada em importantes Centros de países da Europa, Ásia e Estados Unidos.


    Esses equipamentos geram um aumento na relação de bem-estar animal, isso porque, geram uma maior proteção aos animais, impedindo assim a contaminação cruzada (spread) e a dispersão de alergênicos. Permitem também um maior bloqueio de ruídos e odores macro e microambientais, impedindo e/ou diminuindo a relação de stress. 


    O sistema de ventilação intra-caixa (IVC), presente nos Racks Ventilados, é o mais eficiente do mercado, pois o ar é insuflado no interior dos mini-isoladores, arrastando eficientemente os principais gases tóxicos (amônia e CO2) e umidade (fator limitante para o crescimento de bactérias urease positiva) para fora deste microambiente.


    Comparado ao sistema de insuflação de ar presente nas Estantes Ventiladas, conhecido como Ventilação Geral Diluidora Semi-direcional (VGD-SD), o sistema IVC dos Racks Ventilados é mais eficiente e adequado às normativas do CONCEA. Isso porque o sistema VGD-SD, presente nas Estantes Ventiladas, arrasta os gases e umidade presentes apenas na parte superior das caixas após sua suspensão, em razão da movimentação e turbilhamento dos animais em seu interior.


    Diferentemente do sistema IVC dos Racks, em que o sistema de ventilação é intra-caixa. Todos esses fatores implicam também no intervalo de troca de camas, sendo maior nos Racks em relação às Estantes.Esse aumento do intervalo da troca de cama é outra vantagem que os Racks Ventilados apresentam. Claro que essa característica também dependerá de fatores como quantidade e idade dos animais por caixa, espécies alojadas, doenças predisponentes (ex: diabetes gerando maior micção),


fatores macroambientais (temperatura, umidade, ruído, odores) e microambientais (qualidade da cama e sua relação higroscópica, stress dos animais, qualidade da ração e água). Mas, de maneira geral, os intervalos de troca de cama aumentam comparados às caixas convencionais.
    Todas essas vantagens fazem dos Racks Ventilados, com tecnologia IVC,os equipamentos mais indicados no mundo para manutenção de modelos animais (como ratos e camundongos).


    E a Alesco é uma empresa qualificada para fabricá-los. Com mais de 25 anos de atuação, a Alesco se concretizou como líder no mercado nacional. Sendo a maior importadora de polisulfona da América Latina.
    Nos orgulhamos em possuir mais de 90% de aprovação em nossa pesquisa de satisfação. Tendo clientes em todo Brasil e em outros países, um dos pontos positivos mais citados na pesquisa é a nossa rápidaassistência técnica.


    Por ser uma empresa genuinamente brasileira, com suas atividades fabris localizadas no interior de São Paulo, a Alesco está próxima de seus clientes, e pode sempre atender às suas demandas rapidamente.
    A Alesco trabalha incessantemente ao lado do pesquisador para detectar suas necessidades. Dessa forma, o pesquisador dispõe de mais tempo para manter o foco no que é importante: a pesquisa científica.